Pela primeira vez a venda de vinil bate a de música digital no Reino Unido

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Traduzido livremente do The Guardian de o6/12/2016*

Era uma vez um passatempo dominado por pais audiófilos e hipsters nostálgicos. Mas na semana passada, pela primeira vez na história, a quantidade de dinheiro gasto em discos de vinil no Reino Unido ultrapassou o gasto em downloads digitais.

As vendas de vinil atingiram 2,4 milhões de Libras na semana passada em comparação com os 2,1m£ feitos a partir de compras de música digital, mais uma prova de que as aquisições de vinil ultrapassaram  tendências e modismos.

Kim Bayley, executivo-chefe da Entertainment Retailers Association, atribuiu o aumento, em parte, ao número de lugares que agora vendem discos em todo o Reino Unido. Um número crescente de lojas foram abertas. Bayley disse que o vinil teve um impulso particular na semana passada porque estava se tornando uma escolha cada vez mais popular para presentes de Natal. “A grande maioria dos lançamentos estão saindo em vinil agora”, disse Bayley. “Antes, era costume apenas fabricarem relançamentos, mas agora são todos – álbuns pop, compilações, trilhas sonoras de filmes, todos os gêneros.

Os 10 álbuns mais vendidos na semana conseguem atingir a variedade de pessoas que passaram a comprar vinil recentemente. Kate Bush , Amy Winehouse e Busted estão nos Top 10, ao lado da trilha sonora de Guardiões da Galáxia.

Bayley acrescentou: “Temos uma nova geração comprando vinil, muitos adolescentes e muitas pessoas com menos de 25 anos, que agora querem comprar seus artistas favoritos neste formato e ter algo um pouco mais tangível, um pouco mais colecionável. As pessoas tornaram-se dispostas a apoiar os seus artistas favoritos através da compra de discos. É muito difícil demonstrar o seu amor por um artista se você não tem algo para segurar.

Sean Forbes, que gerencia a loja de discos Rough Trade West em Londres, que vende vinil desde 1979, disse que houve um “aumento maciço” nas pessoas que compravam vinil e que novas prateleiras foram colocadas em todas as lojas Rough Trade para atender à demanda.

Agora não há um perfil de público específico entrando em nossas lojas, desde crianças de 10 anos a crianças de 90 anos, temos toda a amplitude. Temos um monte de gente entrando com seus filhos, e mamãe e papai querem iniciá-los com um pacote inicial de bons discos.

Ele disse que as gravadoras estavam aproveitando o renovação do interesse pelo vinil, acrescentando que “o lucro agora é ridículo”. No entanto, ele disse que as pessoas estavam cada vez mais dispostas a gastar mais de £ 25 em um único álbum, e ainda mais para edições limitadas.

Forbes admitiu ter ficado surpreso com o ressurgimento das pessoas comprando todos os tipos de música em vinil e é uma mudança sobre certos compradores que, em anos passados, adquiriam alguns álbuns apenas como lembrança ao invés de escutarem.

* texto original de Hannah Ellis-Petersen – a imagem também é originária do referido artigo

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